Doenças Psicossomáticas

Neste contexto considera-se que todo o sintoma ou doença que não apresenta uma causa biológica pode pressupor a participação de factores biológicos.

De facto, parte-se aqui do conceito de que quando determinadas questões e conflitos internos não podem ser pensados ou elaborados mentalmente, o corpo acaba por agir, através da manifestação de sintomas físicos.

PERTURBAÇÕES SOMATOFORMES

Existem sintomas clínicos que parecem ligados a factores ou conflitos psíquicos e que não paresentam justificações biológicas. Nestas perturbações não existe participação voluntária, mas com uma ligação a circunstâncias ou situações especificas, transmitem com frequência a sensação de fingimento nos outros.

A) PERTURBAÇÃO DISMORFICA CORPORAL (DISMORFOFOBIA)

Refere-se à preocupação persistente e constante com defeitos fisicos ou deformações imaginárias, que não chegam a ser delirantes, mas ocupam a vida mental da pessoa com caracteristicas obsessivas. Temos como exemplo as queixas com o tamanho do nariz, do peito, do pénis, assimetrias físicas ou outro qualquer aspecto físico. São pacientes tão obstinados nas suas queixas e tão impermeáveis à argumentação lógica que acabam por conseguir realizar intervenções cirurgicas com o intuito de obter as modificações corporais pretendidas.

B) HIPOCONDRIA

Trata-se de uma preocupação extrema com as doenças, mal-estares ou sintomas físicos com a crença de que se padece de uma doença grave/crónica.

Distinguem-se duas formas de hipocondria, a hipocondria primária, como caracteristica psicológica constante ao longo da vida da pessoa, ou hipocondria secundária, que seria uma resposta transitória como resultado de perturbações ou sinais corporais de alarme que fazem com que a pessoa preste uma atenção diferente à sua saúde.

No hipocondriaco parece existir um problema de avaliação perceptiva uma vez que a sua atenção a sinais internos é desmesurada, aparecendo o sintoma físico como resultado de um desiquilibrio entre a percepção de estímulos internos e externos. O hipocondriaco parece desconectado perceptivamente do exterior e está selectivamente atento aos ruidos corporais, que neste caso parecem estar amplificados nas suas queixas fisiológicas e sentimentos de angústia corporal.

C) PERTURBAÇÃO DE SOMATIZAÇÃO

Por somatização entende-se a tendência a experimentar e comunicar sintomas sem traços biológicos que os justifiquem como resposta a um stress psicossocial. Neste caso poderiam estar envolvidas questões ansiosas ligadas a problemas de adaptação.