Hiperatividade e Déficit de Atenção

Para começar devemos ter em conta que a criança pequena (2/3 anos de idade) apresenta uma atenção naturalmente lábil e instável, com dificuldade em se manter muito tempo concentrada numa mesma actividade. Por outro lado, com a aquisição e dominio crescente a nível motor acaba por investir na exploração e investigação do seu meio ambiente, pelo que é naturalmente activa. Só em fases mais tardias do desenvolvimento (a partir dos 6/7 anos de idade) se pode começar a pensar em hiperactividade ou perturbações a nível da atenção. Deve ainda avaliar-se a real inquietação/agitação da criança face ao seu meio familiar já que, em alguns casos, este "excesso" de actividade não deixa de ser normal, simplesmente acaba por colidir com o cansaço, falta de paciência ou personalidade dos pais/cuidadores que podem ter tendência para percepcionar estes comportamentos como desadequados.

Postas estas questões, a perturbação de hiperactividade e déficit de atenção está claramente definida e caracteriza-se clinicamente por um quadro de hiperactividade, impulsividade e/ou desatenção, dependendo da situação. Por norma uma criança não consegue desempenhar uma tarefa durante muito tempo seguido já que é facilmente "distraída", iniciando logo outra qualquer actividade.

Estes sintomas surgem em níveis que são inapropriados para o grau de desenvolvimento da criança ou adolescente. O impacto na qualidade de vida das pessoas é significativo, causando problemas no funcionamento social/familiar e académico, com diminuição do rendimento escolar.

A nível da atenção assiste-se a uma fraca capacidade em se concentrar, em fixar-se numa tarefa, organizar e terminar uma actividade; mudança frequente de actividade e com distractibilidade acentuada. As crianças não parecem escutar o que lhes é dito, não respeitam instruções; o trabalho é negligenciado, concluido apressadamente e com erros de "falta de atenção" e todas as tarefas que impliquem um esforço de concentração tendem a ser evitadas.

A nível motor, a hiperactividade refere-se a uma actividade motora exagerada para a idade, com a criança a correr, a trepar, incapaz de permanecer sentada. Na escola as crianças são agitadas, inquietas, mexem em coisas, agitam as pernas... A impulsividade manifesta-se na dificuldade em respeitar regras, falar sem ser na sua vez, desrespeito pelas regras do jogo...

Esta perturbação está muitas vezes associada a dificuldades cognitivas (dificuldades de referência espácio-temporal...), dificuldades diversas (atraso escolar que pode acumular-se, perturbação do controlo dos esfincteres - enurese, labilidade afectiva, conflitos interpessioais...) e sinais neurológicos menores.