Dislexia e Desortografia

A dislexia caracteriza-se por uma dificuldade em adquirir a leitura na idade habitual, sem que para isso contribuam factores ligados a debilidade cognitiva ou deficiência sensorial. Esta dislexia associa-se a dificuldades de ortografia.

Não se pode falar de dislexia antes dos 7 anos já que os seus erros caracteristicos podem ser comuns e próprios da idade.

Na dislexia destam-se confusões de grafemas cuja correspondência fonética é próxima (ch-j, o-u, f-v) ou cuja forma é próxima (p-q, d-b), inversões (ai-ia, per-pre, fla-fal), omissões (cobra-coba, batata-bata) ou ainda adições ou substituições.

A nível da frase, existe uma dificuldade em delimitar a pausa e o ritmo. A compreensão do texto lido é muitas vezes superior ao que a descodificação faria supor, no entanto, é raro que a totalidade da informação seja apreendida. A discrepância vai aumentando com a idade da criança, com as exigências escolares e com as capacidades de leitura, podendo estas dificuldades alastrar-se a outros domínios para além da leitura.

Na disortografia os erros de leitura estendem-se à escrita, com confusão, inversão, omissão, dificuldades em transcrever palavras homófonas (homónimas não homografas como laço-lasso, cinto-sinto...), confusão de género, de número, erros sintácticos grosseiros.